quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Melhor do que Amor Incondicional

"Ele trará para luz os segredos escondidos no escuro e mostrará as intenções que estão no coração das pessoas. Então cada um receberá de Deus os elogios que merece."
(1 Coríntios 4:5)

Se você espera apenas por amor incondicional de Deus , sua esperança é grande, mas muito pequena.

O amor incondicional de Deus não é a  experiência mais doce do seu amor. A mais doce experiência é quando seu amor diz: "Eu fiz você tão parecido com meu Filho que eu me deleito em te ver e estar com você. Você é um prazer para mim porque você está tão radiante com a minha glória."

Esta docíssima experiência é condicional à nossa transformação no tipo de pessoa cujas emoções, escolhas e ações agradam  a Deus.

Amor incondicional é a fonte e fundação da transformação que torna possível a doçura do amor condicional. Se Deus não nos amasse incondicionalmente, ele não penetraria nossas vidas, que não têm atratividade alguma, nem nos trazer à fé, nem nos unir a Cristo, nem nos dar seu Espirito, nem nos fazer progressivamente parecidos com Jesus.

Mas quando ele incondicionalmente nos escolhe e envia Cristo para morrer por nós, ele coloca em movimento um processo imparável de transformação que nos faz gloriosos. Ele nos dá um esplendor para combinar com seu tipo favorito.

Nós vemos isso em Efésios 5:25-26:

"Cristo amou a igreja  a si mesmo se entregou por ela (amor incondicional), para santificar... para apresentar a si mesmo igreja gloriosa (condição na  qual ele se deleita)".

É indizivelmente maravilhoso que Deus incondicionalmente direciona seu favor a  nós enquanto ainda éramos pecadores e incrédulos. A razão definitiva de que isto é maravilhoso é que este amor incondicional nos traz ao eterno deleite de sua presença gloriosa, mas o ápice deste deleitar-se é que nós não apenas vemos sua gloria, mas também refletimos "para que o nome de nosso Senhor Jesus Cristo seja em vós glorificado e vós Nele." (2 Tessalonicensses 1:12)

A gloria que nós teremos no ultimo dia é profundamente agradável a Deus. Este não será amor incondicional. Esta será a resposta de Deus quando ele tiver acabado de nos fazer "dignos de sua vocação e cumpra todo desejo de sua bondade e a obra da fé com poder" (2 Tessalonicensses 2:11). Então receberemos louvor de Deus (Romanos 2:29 e 1 Coríntios 4:5)

Então coloque sua esperança no amor incondicional da eleição de Deus, mas não pare por aí. Permita que esta noticia gloriosa se lance na superior esperança de que este mesmo amor te fará digno de seu chamado, te glorificará, e te deixará apto a receber o louvor de Deus.


 John Piper

 

Nenhum comentário: